Como escrever uma dissertação de mestrado
Tirar dúvidas sobre dissertação de mestrado é uma atitude inteligente e saudável. Você não nasceu sabendo como fazer uma. Nós vamos te esclarecer muita coisa aqui.
O que é uma dissertação de mestrado?
Dissertar significa tratar, explicar. Quem cria uma dissertação de mestrado está se propondo a esclarecer perguntas usando metodologia científica. O trabalho é consolidado com um documento escrito, que é a dissertação. Um candidato à obtenção do título de mestre entrega essa dissertação, que passa pela avaliação de uma banca examinadora.
Ah, então é igual a um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)? Sim, uma dissertação de mestrado está incluída na categoria geral chamada TCC [link para Artigo 1]. Esse é o trabalho de conclusão exigido por um programa de pós-graduação da modalidade stricto sensu nível mestrado.
Se o candidato está matriculado em um programa de pós-graduação stricto sensu nível doutorado, ele deve entregar uma tese de doutorado [link para Artigo 4]. Acontece que na tese de doutorado, se espera que o trabalho tenha mais originalidade e faça uma contribuição científica bem mais abrangente do que uma dissertação.
O que é pós-graduação modalidade stricto sensu?
Existem dois tipos de pós-graduação: stricto sensu e lato sensu. Essas expressões em latim correspondem a “sentido restrito” e “sentido amplo”, respectivamente. Você pode optar por uma das duas modalidades. Mas somente obterá um diploma que te confere o título de mestre ou de doutor se optar pela modalidade stricto sensu.
A modalidade de pós-graduação lato sensu é aquela que inclui programas de especialização. Também inclui cursos conhecidos como Master Business Administration (MBA) [http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13072:qual-a-diferenca-entre-pos-graduacao-lato-sensu-e-stricto-sensu]. Apesar da palavra master, o concluinte de um curso MBA no Brasil não recebe o título de mestre. Recebe um certificado de conclusão do curso.
Essa expressão foi importada dos Estados Unidos, onde os cursos master abrangem diversas áreas e não somente a dos negócios. Já no território brasileiro, os MBAs são particularmente voltados para a administração empresarial.
Como fazer um projeto de pesquisa?
Voltando à pós-graduação stricto sensu nível mestrado: sua dissertação de mestrado é o penúltimo produto de uma pesquisa acadêmica. Essa pesquisa precisa começar com a criação de um projeto. Por quê? Porque todo trabalho bem feito começa com planejamento.
É bem possível que alguns programas não cobrem do estudante a entrega desse projeto de pesquisa. Se é o seu caso, combine com seu orientador sobre elaborar sim um projeto, pois esse documento te proporcionará mais segurança.
O projeto de pesquisa será seu guia: indicará o seu ponto de partida e as etapas que devem ser cumpridas até o final desse trabalho. O título desse projeto pode ser o mesmo da sua dissertação. Mas a dissertação também pode receber um título um pouco diferente daquele que foi dado ao projeto. Não se preocupe muito com o título da dissertação. Esse é um item que pode bem ser escolhido depois. O fundamental é a estruturar bem a ideia central, a essência da pesquisa científica.
Enfim, os itens que o projeto deve conter são:
- Introdução – Explicação sobre o que já se sabe até o momento sobre o tema escolhido para a dissertação; definição de uma ou mais perguntas que você pretende responder, assim como as hipóteses que correspondem a elas
- Justificativa – Esclarecimento sobre o objetivo da pesquisa e a relevância dela, o quanto ela pode contribuir para o avanço do conhecimento
- Método – Aqui você esclarece todos os procedimentos que vai adotar para responder as perguntas, incluindo também os testes estatísticos que usará
- Referências Bibliográficas
- Cronograma – Uma tabela em que você define as atividades e os períodos em que realizará cada uma delas.
É claro que você irá criar esse projeto sob a orientação de um professor credenciado no programa de pós-graduação em que você está matriculado. Mostre que você deseja aprender a redigir um projeto de pesquisa enviando esboços desse projeto para seu orientador e pedindo sugestões de aprimoramento.
Se quiser aprender mais sobre elaboração de projetos de pesquisa acadêmica, nós te apresentamos uma sugestão de livro:
Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa
[https://www.saraiva.com.br/desenvolvimento-de-projeto-de-pesquisa-9428017.html]. Com menos de 35 reais, você está mais perto de se sair bem no mestrado.
A estrutura de uma dissertação de mestrado
Pode ser que seu programa de pós-graduação tenha um modelo próprio de estrutura a ser seguido. Esse modelo geralmente é divulgado na página eletrônica do programa. A estrutura que citamos aqui é genérica e tem o objetivo único de apresentar a você um “esqueleto” que pode ser ou não aquele que será a base da sua. Basicamente as seções de uma dissertação são:
- Folha de rosto
- Folha de aprovação
- Ficha catalográfica
- Dedicatória
- Agradecimentos
- Índice
- Resumo
- Abstract
- Introdução
- Métodos
- Resultados
- Discussão
- Conclusão
- Referências Bibliográficas
- Anexos
Como escrever uma dissertação de mestrado?
Fazer uma dissertação de mestrado é uma das dúvidas mais frequentes dos mestrandos diz respeito à redação acadêmica. Ainda que atualmente estejam disponíveis muitos livros, sites e videoaulas, poucos alunos conseguem desenvolver a dissertação de forma confortável.
A escrita acadêmica tem certas particularidades. Todos nós aprendemos muito lendo dissertações e teses que foram redigidas por estudantes hábeis em redação. Mas, só exercitando a própria escrita é que a gente evolui.
Aqui vai uma dica importante: escreva com suas próprias palavras. Copiar trechos de obras alheias é plágio e está sujeito a penalidades. Outra dica: trabalhe no texto, abandone-o por algumas horas e volte a trabalhar novamente. Você vai notar que sua mente estará “desapegada” daquele contexto e o rendimento vai aumentar.
Muito da informação que você usou na introdução e nos métodos do seu projeto será aproveitada nessas mesmas seções da dissertação. No entanto, o acervo de informações vai aumentando à medida que você continua a encontrar mais artigos, capítulos de livros e livros com potencial de serem citados. Então, obviamente essas seções na dissertação de mestrado serão mais longas.
Organize o material acadêmico que você usa, pois ele será útil em momentos diferentes. Instale programas de gestão de referências bibliográficas no seu computador. Dois programas que são bons e apresentam versões compatíveis com diferentes sistemas operacionais são Zotero [https://www.zotero.org/download/] e Mendeley [https://www.mendeley.com/download-desktop/].
Erros na dissertação de mestrado? Na minha, Opinião!
Para você pode parecer algo normal, pois já escutou certas palavras ou expressões sendo faladas várias vezes. Saiba que linguagem acadêmica tem um estilo mais formal e elegante. Entenda que o que você vai escrever deve ser compreendido por outros. Tanto orientadores quanto membros da banca examinadora desaprovam escorregões linguísticos dos mestrandos.
Montamos uma tabela com expressões que não deve usar durante a redação da sua dissertação. Para te ajudar, apresentamos alternativas para substituí-las:
Não escreva | Alternativa |
a nível de, ao nível | no nível |
em função de | em consequência de, em razão de |
a partir de | tomando-se por base, com base em |
Pois (no início da oração) | Uma vez que; Visto que |
ao invés de | ao contrário de |
em termos de | Evite, é modismo! |
onde (quando não se refere a lugar) | no qual, em que (e suas variações) |
Escreva frases de curtas. No contexto acadêmico, a precisão ao expressar ideias é bem importante. As frases muito longas fazem com que você se perca no raciocínio e transmita confusão ao leitor. Se nos métodos existirem acrônimos, ou seja, siglas que são familiares para você, defina-os quando os citar pela primeira vez.
Os resumos e os abstracts dos trabalhos acadêmicos têm regras próprias. Por exemplo, os resultados estatísticos e citações bibliográficas não devem aparecer neles. Se você mesmo consegue criar o abstract da sua dissertação, ótimo. Porém, peça um estrangeiro nativo de país de língua inglesa para revisá-lo. Isso no caso de seu orientador não ser capaz de executar essa revisão.
Converse com seu orientador sobre a possibilidade de organizar a dissertação de forma que fique com “cara” de um ou dois artigos acadêmicos. Isso acelera a submissão do material para publicação em revista científica.
Como informamos antes, sua dissertação de mestrado é o penúltimo produto na sua passagem pelo mestrado. Porque a última etapa de verdade é a publicação da contribuição que essa pesquisa científica oferece para a comunidade. Então, se você e seu orientador se organizam de modo a elaborar uma dissertação no formato de um ou mais manuscritos (material com potencial de virar artigo), melhor. Estarão ganhando tempo. Agora que você já sabe como escrever uma dissertação de mestrado compartilhe com seus amigos.
Leia Também: Tese de doutorado : O que é?; e como fazer
Faça seu TCC Hoje mesmo!!!
( Clique Aqui)