Tese de doutorado: o que é? E como fazer

hospedagem turbo desconto55 br 970x90 - Tese de doutorado: o que é? E como fazer

Precisa fazer sua tese de doutorado e está cheio de dúvidas? Nesse artigo você encontra toda a informação útil para concluir essa tarefa.

 

O que é uma tese de doutorado?

O que é uma tese de doutorado - Tese de doutorado: o que é? E como fazer

O que é uma tese de doutorado

É uma espécie de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [link para Artigo 1]. Nesse caso específico, o curso em que o aluno está matriculado é o de Doutorado. Se o curso é concluído com sucesso, o aluno recebe o título de doutor, também conhecido como PhD (Philosophiae Doctor em latim). Doutor é o grau de instrução mais elevado no ensino formal. Geralmente esse grau é obtido depois da conquista do grau de mestre.

O termo filosofia na expressão Philosophiae Doctor não diz respeito ao curso de Filosofia. Essa palavra carrega o sentido que foi dado a ela pelos gregos, que é o amor ao conhecimento. Em outras palavras, aquele que se dedica a obter o título de doutor, tem apreço por investigar, por produzir conhecimento.

O TCC que o candidato ao título de doutor deve entregar para uma banca examinadora é chamado de tese de doutorado. A expectativa é de que o doutorando se aprofunde consideravelmente na abordagem do tema que ele decidiu trabalhar. Portanto, escrever com calma, dispensando tempo para fazer revisões do que já foi produzido é fundamental.

 

Estrutura de uma tese de doutorado

Estrutura de uma tese de doutorado - Tese de doutorado: o que é? E como fazer

Estrutura de uma tese de doutorado

Um curso de doutorado está dentro de um programa de pós-graduação do módulo stricto sensu (sentido restrito, em latim). A grande maioria desses programas são oferecidos em universidades públicas. Algumas universidades particulares de grande porte oferecem programas voltados para doutoramento, muitos deles na área de Humanas.

Alguns programas de pós-graduação preferem exibir nas suas páginas eletrônicas o modelo próprio de estrutura de uma tese de doutorado. Veja se esse é o caso do programa em que você está matriculado. Faça o download desse modelo e siga-o à risca. Esse é o pontapé inicial para o sucesso.

A estrutura de uma tese de doutorado que citamos aqui é uma estrutura genérica e tradicional. Ou seja, ela não é a definida por nenhum programa específico e se destina a listar os itens essenciais de uma tese. Porém, não significa que a estrutura da sua tese incluirá todos os itens listados abaixo.

Alguns desses itens ocupam uma única página e outros se estendem por muitas e muitas. Eles são:

  • Folha de rosto
  • Folha de aprovação
  • Ficha catalográfica
  • Dedicatória
  • Agradecimentos
  • Índice
  • Resumo
  • Abstract
  • Introdução
  • Métodos
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusão
  • Referências Bibliográficas
  • Anexos

Como você pode ver, é uma estrutura semelhante à de uma monografia [link para Artigo 3]. O motivo é que, sendo um trabalho acadêmico, uma tese deve ser estruturada em um formato típico, convencional.

Geralmente a folha de rosto, a de aprovação e a ficha catalográfica seguem um padrão definido pelo programa de pós-graduação ou instituição de ensino.

A folha de rosto é aquela que especifica o título do trabalho, o autor, a instituição na qual o aluno estuda e o mês e ano da defesa de doutorado. A folha de aprovação contém o nome de cada um dos membros da banca examinadora acompanhados de espaço para suas respectivas assinaturas. A ficha catalográfica é definida pela coordenação da biblioteca na qual um exemplar em papel será depositado.

Já faz um tempo que os orientadores vêm alertando seus orientados para que organizem a tese em capítulos. Isso tem a vantagem de dividir o tema geral em subtemas, sendo que cada um dará origem a um manuscrito a ser submetido para publicação em um periódico científico.

Se você aceita esse formato, cada capítulo terá as partes convencionais de um artigo científico (introdução, métodos, resultados, discussão…). Com a estrutura em capítulos, os parceiros de trabalho ganham em praticidade e economia de tempo na questão de publicar os achados.

 

Como fazer uma tese de doutorado?

Como fazer uma tese de doutorado - Tese de doutorado: o que é? E como fazer

Como fazer uma tese de doutorado

A redação científica tem suas características próprias. É uma linguagem mais direta, objetiva e que dispensa uso de adjetivos. A grande maioria dos doutorandos já estão familiarizados com a escrita científica, pois já experimentaram a redação da dissertação de mestrado [link para Artigo 5]. No entanto, existem pessoas que têm mais dificuldade para criar conteúdo nos moldes acadêmicos.

Se esse é o seu caso, vai aí a primeira dica: leia muitos artigos científicos. Para ganhar tempo e experiência, priorize a leitura de artigos que tratam de temas relacionados aos que você escreverá na sua tese de doutorado.

Preste atenção em como alguns artigos são mais bem escritos do que outros: nos melhores, você entende mais rápido o que o autor quer dizer. Perceba que, ao invés de se apegar excessivamente a nomes técnicos e complicados, o autor procura facilitar a compreensão. Mas não significa que ele abusa de explicações simplistas e argumentos pouco convincentes.

O volume de artigos, capítulos de livro e teses que você lê vai aumentando. Como organizar esse material de modo que algumas partes do conteúdo deles possam ser acessadas novamente no futuro? Você pode criar anotações e armazená-las em arquivos de texto.

Você pode também usar programas de gestão de referências bibliográficas. Dois deles, Zotero [https://www.zotero.org/download/] e Mendeley [https://www.mendeley.com/download-desktop/], são muito fáceis de serem conseguidos: pela internet e sem custo nenhum. Esses programas permitem que você armazene as referências no disco rígido do seu notebook e também na internet. Você abre uma conta com senha. Se ocorrer uma falha na sua máquina, você resgata as informações.

Vamos supor que seu programa de pós-graduação pede que as referências citadas na tese de doutorado estejam de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas normas estão definidas em um documento de nome ABNT NBR 10520:2002. Você faz o download delas em [https://www.usjt.br/arq.urb/arquivos/nbr10520-original.pdf]

Outra dica bacana é aprender com livros que tratam de métodos de investigação em ciências. Um ebook que com certeza será bem útil é:

Metodologia Científica

Metodologia Científica 1 - Tese de doutorado: o que é? E como fazer

Metodologia Científica

[https://www.saraiva.com.br/metodologia-cientifica-9744722.html]. Leia e consulte o livro quantas vezes achar necessário. Converse com seu orientador, deixando claro que você está se esforçando para superar sua limitação.

De modo geral, os doutorandos têm dificuldade em discutir os resultados. Uma boa sugestão é não se limitar a fazer comparações entre os seus resultados e os de outros estudos. Você pode comparar, mas não pare por aí. Esclareça todos os motivos que influenciaram no fato de seus resultados terem sido iguais ou diferentes dos que foram encontrados por outros autores. Se você percebeu que surgiu uma falha ou restrição nos procedimentos que usou, não ignore o achado. Escreva sobre o assunto e deixe claro a razão da deficiência.

Conhecidos que você sabe que escrevem bem serão seus aliados. Peça a eles que avaliem sua escrita, que apresentem sugestões para o texto ficar mais transparente, menos confuso. Se decidir custear a revisão integral do trabalho por um profissional, saiba que existem muitos no mercado.

A entrega de uma tese de doutorado precisa ser feita dentro de um prazo máximo definido pelo programa. Portanto, organize sua rotina de forma que possa se dedicar à elaboração do trabalho. Se você não tem habilidade com a redação em inglês, planeje com antecedência quem vai transpor o resumo para esse idioma. Ou seja, quem vai criar o Abstract. Se não tiver referência sobre nenhum tradutor, procure-o em plataformas de trabalho freelancer. Lembre-se que para selecionar um profissional bem qualificado é preciso paciência, senso crítico e tempo.

Dedique-se aos agradecimentos sem pressa. O período que um doutorando dispensa a uma tese é consideravelmente longo. Isso ajuda com que ele esqueça de pessoas que auxiliaram somente no início do trabalho. Mas elas merecem ser lembradas! Portanto, redija os agradecimentos aos poucos.

A banca examinadora deve receber a tese de doutorado bem antes da data marcada para a defesa. Você só tem a lucrar se os membros da banca avaliam seu trabalho sem estarem sob pressão para cumprir logo a tarefa. Eles estarão mais confortáveis e abertos a não serem tão críticos.

E por falar em membros da banca, participe da seleção dos nomes a serem convidados para a composição dela. Procure o currículo de docentes que você imagina que sejam capazes de contribuir para melhorar seu trabalho. Fale com seu orientador sobre essas pessoas e escute a opinião dele.

Entre em contato com a secretaria do programa de pós-graduação para saber se você:

  • cumpriu todos os requisitos para entregar a tese para a banca avaliar
  • pode agendar a defesa da tese
  • receberá um certificado (substitui temporariamente o diploma) após a defesa.

Vá até a sala em que a defesa acontecerá e se imagine na plateia. Perceba que, se a sala for ampla, você vai precisar falar um pouco mais alto do que o de costume. Repare no espaço disponível para você usar enquanto faz a defesa. Durante a apresentação, use esse espaço para conquistar a atenção das pessoas na plateia, mas sem deixá-las ansiosas por você se movimentar em excesso.

Durante a arguição, mantenha as mãos sobre a mesa. Receba com humildade tanto os elogios quanto as desaprovações. Responda às perguntas com tranquilidade. Se não entendeu alguma, peça que o membro da banca a repita. Não deixe que o nervosismo atrapalhe seu raciocínio e faça você criar desafetos. Sua posição no mercado pode ter começado antes. O doutoramento te abrirá portas. Atrás delas pode estar um membro da banca. Ou alguém que admira muito esse membro e sabe escutar o que ele tem a dizer sobre você.

Veja Também: Como escrever uma dissertação de mestrado

ALÉM DE TCC E MONOGRAFIA O MONOGRAFIS TAMBÉM FUNCIONA PARA PROJETO DE TCC, DISSERTAÇÃO, TESE e até mesmo ARTIGO CIENTÍFICO!

Conheça Agora ( Clique Aqui)

Monografis Orientador TCC 280x280 - Tese de doutorado: o que é? E como fazer

Monografis – Orientador TCC

You may also like...

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Content is protected !!