Aprenda como elaborar um TCC de maneira clara e objetiva
A palavra TCC gera calafrios na maioria dos estudantes. Isso acontece porque além dos demais trabalhos solicitados pela faculdade, provas finais e outros requisitos acontecem ao mesmo tempo em que o aluno deve se dedicar ao desenvolvimento do trabalho.
Além disso, ainda existem muitas dúvidas sobre como fazer um TCC, quais são as suas normas e como saber se você está indo pelo caminho certo.
E se você não sabe como elaborar um TCC mas deseja aprender, trouxemos dicas especialíssimas neste post. Então, continue sua leitura para entender como é possível fazer seu Trabalho de Conclusão de Curso sem desespero ou estresse.
Como elaborar um TCC- primeiros passos
Chegou o último ano de seu curso e você então ouve a palavra mais temida: TCC. Alguns alunos começam a entrar em um desespero constante, enquanto que outros realmente desistem no meio do caminho. A pressão é tanta que alguns alunos passam até mal.
Porém isso não é um problema tão grave assim. Sim, um Trabalho de Conclusão de Curso requer um determinado esforço e vale sua nota final, contudo, ele não é este “bicho de sete cabeças” que as pessoas pintam.
Então os primeiros passos que você deve seguir se deseja aprender a como fazer um TCC são:
1 – Pensar em um tema coerente
Um tema coerente é aquele que tenha ligação com que de fato com o seu curso, que seja fácil de ser pesquisado, ou seja, que possua bastante material acadêmico para a sua pesquisa
Ele deve estar relacionado com a área que você mais se identifica. Por exemplo, suponhamos que você é do curso de Administração, como você sabe, é possível realizar vários temas em Administração.
E se você pretende atuar na área de logística, não faz sentido falar de gestão de recursos humanos não é mesmo?
Mas é isso que muitos alunos fazem, muitas vezes porque acreditam que um tema que eles consideram mais fácil será mais rápido de se fazer, ou porque não conseguem se identificar com algo.
A pergunta aqui é: Onde você deseja atuar depois de formado? Pois bem, esta será a base para a formação do seu tema.
2- Não deixar para última hora
Em média, as instituições de ensino superior dão um prazo mínimo de 6 meses para a conclusão do trabalho. Porém, muitos alunos não se atentam a este prazo e começam a realizar o trabalho apenas no último mês. E obviamente quando isso acontece, eles entram em desespero.
O ideal então é começar aos poucos, sabendo que você tem tempo de se adequar, que o trabalho pode ser corrigido pelo tutor e que você vai conseguir.
Estes são os dois primeiros passos básicos para que você consiga desenvolver e aplicar a metodologia do TCC.
Elementos de um TCC
Depois que você passa a seguir os primeiros passos é hora então de entender como funciona propriamente a construção de um TCC.
Um TCC é formado por elementos pré-textuais, textuais e pós textuais.
E assim a maioria dos alunos já começa a ter dificuldades.
De maneira simples podemos classificar da seguinte maneira os elementos de um TCC:
Elementos pré-textuais
Os elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o trabalho propriamente dito, e assim, são constituídos por:
- Capa – Elemento obrigatório
- Folha de rosto – elemento obrigatório
- Dedicatória – elemento opcional
- Agradecimentos – elemento opcional
- Epígrafe – elemento opcional
- Resumo na língua vernácula – elemento obrigatório
- Resumo na língua estrangeira – elemento obrigatório
- Lista de Siglas – Opcional
- Lista de Figuras – Opcional
- Sumario – elemento obrigatório
Pode-se dizer então que os elementos pré-textuais apresentam o trabalho e por isso são tão importantes.
Elementos textuais
Os elementos textuais constituem o trabalho propriamente dito, e constituem-se em:
- Introdução – que consiste em uma parte introdutória ao seu trabalho.
- Desenvolvimento – que deve ser realizado capítulos e subcapítulos podendo ou não serem enumerados
- Conclusão – a parte conclusiva do trabalho
E é nesta parte então que os alunos terão que desenvolver o seu tema de maneira adequada e satisfatória. Além disso, todos os elementos textuais são obrigatórios dentro de um Trabalho de Conclusão de Curso.
Elementos pós-textuais
- Referências bibliográficas – consiste em todas as referências que foram utilizadas no seu trabalho. Este é um elemento obrigatório dentro do seu trabalho.
- Apêndice – se o seu trabalho possui muitos termos técnicos, ou palavra cujo significado é desconhecido pela maioria das pessoas, este elemento é de suma importância.
As normas da ABNT
A grande maioria dos alunos tem dificuldade nesta metodologia do TCC, que apesar de parecer bastante complexa, na verdade só precisa ser aplicada de maneira correta.
Assim, para que você tenha resultados satisfatórios no seu TCC se atenha aos seguintes detalhes:
Citações
Você já ouviu aquela frase “Nada se cria, tudo se copia”. Pois ela é a mais absoluta verdade. Assim em um trabalho de conclusão de curso você precisa pensar da seguinte maneira: preciso defender uma ideia, que é o tema, e preciso achar autores que defendem essa ideia.
As ideias de autores serão então as citações do seu trabalho. E é aí que a maioria dos alunos se confunde: como fazer um TCC que não acuse plágio fazendo citações?
Simples, quando você elabora um trabalho, seja de qual natureza for, você então irá construí-lo com as suas próprias palavras, e quando utilizar ideias de outras pessoas, você deverá referenciá-las no texto. Parece complicado mas não é, basta que você se empenhe em entender.
Citações diretas
Imagine que você está realizando uma leitura para o seu trabalho e então se depara com um trecho importantíssimo, porém, ele é bastante complexo ou você deseja exprimir exatamente o que o autor tentou passar com ele.
Assim, você poderá copiar este trecho desde que ele seja realizado de maneira adequada, que pode ser feita de duas formas:
- Citação direta com mais de 3 linhas:
Para fazer este tipo de citação então você vai copiar exatamente o trecho. Diminuir a linha para tamanho 10, com espaçamento simples e trazer em um recuo de 4 cm sem aspas. Na parte de baixo, ou antes de começar o texto, você deverá fazer a referência ao autor indicando sobrenome, ano e página.
Exemplo:
Recomenda-se a utilização da fonte arial ou times new roman, tamanho 12 para o texto e, tamanho 10 para a citação direta de mais de três linhas. Tipos itálicos são usados para nomes científicos e expressões latinas. As citações longas, as notas, as referências e os resumos em vernáculo e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples. Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por uma entrelinha dupla (um espaço duplo ou dois espaços simples) (PASQUARELI, 2004, p.6)
Ou você poderia fazer a referência antes de introduzir a citação e nesse caso, seria preciso colocar apenas o ano e a página dentro do parênteses. Como no exemplo:
De acordo com Pasquareli (2004,p.6) …
- Citações diretas até 3 linhas
No caso das citações com até 3 linhas será necessário assim, que você coloque o texto entre aspas, e continue com a letra do tamanho normal do texto, como por exemplo:
“Para efeito de alinhamento, no texto, deve ser utilizado o justificado” (PASQUARELI, 2004, p.6).
Citações indiretas
As citações indiretas são aquelas na qual você se baseia no trabalho de outras pessoas para a construção de uma frase. Nesse caso, você também deverá referenciar o autor da mesma maneira como referência nas citações diretas.
Citação de citação
Consiste em utilizar uma citação que já estava contida em outro trabalho, nesse caso, você deverá então informar de onde retirou a informação através do documento através do modo de referência acima citado e utilizar apud para informar o autor da citação propriamente dita.
Mas quando fazer citações?
A maioria dos alunos na hora de aprenderem como elaborar um TCC não entendem como isso acontece. No entanto, a verdade é que o tempo inteiro dentro de seu trabalho você estará se baseando nas ideias dos outros, e portanto, precisará realizar citações de forma constante, sendo elas diretas ou indiretas.
Normatização do trabalho
A normatização do trabalho é uma metodologia do TCC onde você deve construir os textos de acordo com os parâmetros solicitados na norma. Dessa forma, seu trabalho deve:
- Apresentar letra times new Roman ou Arial tamanho 12;
- O espaçamento deve ser de 1,5 cm
- O recuo deve ser justificado
Introdução de TCC
A Introdução do TCC deve conter elementos imprescindíveis para a compreensão do mesmo. Assim, ela deve apresentar os objetivos gerais, específicos, o tema a ser apresentado, assim como a justificativa e relevância do tema.
Contudo, todos estes elementos estão contidos no projeto de TCC que deverá ser elaborado antes do trabalho de conclusão de curso.
Além disso, a introdução deve ser escrita de maneira clara e objetiva, de modo que se possa entender o que de fato o que você deseja apresentar no trabalho.
Como realizar um TCC e tirar nota máxima
Se você deseja realizar um TCC e tirar nota máxima então pode contar com Monografis. Monografis é um método que permite que você consiga entender como fazer um TCC à prova de plágio com um roteiro aprovado e digno de elogios.
Além disso, Monografis é uma ferramenta inovadora desenvolvida por professores de banca que é capaz de agilizar seu TCC.
Não se desespere mais com a construção de seu TCC, aprenda como elaborar um TCC em passos simples com Monografis.
Leia Também: Aprenda fazer um projeto de tcc
FERRAMENTA INOVADORA, DESENVOLVIDA POR PROFESSORES DE BANCA, CAPAZ DE AGILIZAR A ESCRITA DO SEU TCC!
( Clique Aqui)